artigos
A STTA acredita no compartilhamento de ideias, informações e soluções.
Veja o conteúdo que elaboramos para você. Queremos inspirar bons insights.
Como escrever meus parágrafos?
Como desenvolver os parágrafos de uma redação científica?
31/07/2020
Como escrever meus parágrafos?

Um parágrafo é um conjunto de frases ou orações relacionadas que desenvolvem uma ideia principal. Cada parágrafo no corpo do seu texto deve conter:

  1. uma oração tópico: a qual declara a ideia principal ou regularizadora do assunto a ser desenvolvido no parágrafo;
  2. orações de apoio: estas vêm em seguida para explicar e desenvolver o argumento que foi feito na frase tópico;
  3. evidência: orações com exemplos que apoiem seu argumento;
  4. oração final: ela reafirma seu argumento, analisa as evidências ou atua como uma transição para o próximo parágrafo.

Passos para a escrita eficaz de seu parágrafo:

- Pontue sua ideia principal;

- Providencie evidências que suportem sua ideia principal;

- Explique como essas evidências suportam sua ideia;

- Faça uma conclusão da ideia passada em seu parágrafo, e se preciso, faça um link com o parágrafo seguinte.

Exemplo: Canada is one of the best countries in the world to live. First, it has an excellent health care system. All Canadians have access to medical services at a reasonable price. Second, Canada has a high standard of education. Students are taught by well‐trained teachers and are encouraged to continue studying at university. Finally, the cities in this country are clean and efficiently managed. There are also many parks and lots of space for people to amuse themselves. As a result, Canada is a desirable place to live. Likewise, countless countries provide good quality of life to their citizens.

Em vermelho está a oração tópico ou frase tópico. Ela define e resume o que será tratado no parágrafo. Em verde estão todas as orações usadas como suporte, que exemplificam o que define a ideia principal. E em laranja está a oração final, que resume o que foi dito, e faz um link para o que virá no parágrafo seguinte.

Comece a escrever cedo, o quanto antes melhor. Além de superar a procrastinação, isso ajuda-nos a reduzir a ansiedade e dá-nos mais tempo para desenvolver melhor nossas ideias.

Mantenha sempre a hipótese do seu artigo em mente. Se necessário, mantenha ela anotada em um papel, e deixe a sua frente enquanto escreve, edita e elabora seus argumentos. Isso é necessário para que não nos afastemos da pergunta central e propósito de seu trabalho.

Comece escrevendo algumas frases tópicos acerca do seu objetivo, e use elas para estruturar seu texto. A partir destas frases, você pode estruturar seus parágrafos.

A priori, escreva a introdução e a conclusão do seu artigo, depois o restante do seu trabalho.

Use sempre palavras de transição, que possam ajudar o leitor a seguir a ordem e o fluxo de suas ideias.

Integre suas evidências com cuidado. Introduza citações e parafraseie outros autores para evitar plágio.

Revise seu primeiro rascunho extensivamente. Verifique se todo o texto flui e se os parágrafos estão em uma ordem lógica.

Peça para outros lerem seu texto. Após um tempo confinados em nosso texto, podemos perder a sensibilidade a detalhes, que um leitor descompromissado pode se ater.

Deixe o texto de lado por alguns dias. Isso permite que você deixe as ideias decantarem. E numa nova leitura, possa edita-lo com um novo olhar.

Lembrem-se: “Escrever bem é uma arte, porém fazer-se entender é uma obrigação do redator científico.”

Suporte especializado para professores, pesquisadores, empresários e alunos (graduação e pós-graduação)

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato para oferecer as melhores soluções para você ou sua instituição