artigos
A STTA acredita no compartilhamento de ideias, informações e soluções.
Veja o conteúdo que elaboramos para você. Queremos inspirar bons insights.
Como andam as revistas científicas brasileiras?
Confira benchmarking das revistas brasileiras em diferentes áreas
04/11/2018
Como andam as revistas científicas brasileiras?

A gestão do conhecimento (knowledge management) é uma área de atuação transversal que possui diversas áreas correlacionadas. A digitalização dos processos tem facilitado o acesso e uso da informação por diferentes áreas seja ela científica ou empresarial. A Era Pós-Digital intensificou a troca de dados do ensino superior mundial, despertando em estudantes, universidades e governos o interesse em conhecer sua posição em comparação com outras pessoas, instituições ou revistas científicas. Mais do que produzir grande quantidade de artigos científicos, é importante avaliar a qualidade da ciência em que esses artigos se baseia e o conhecimento gerado.

Os principais rankings universitários mundiais são: ARWU, THES, HEEACT, CWTS, Webometrics, SCImago, QS e America´s. O SCImago também possui o portal Journal & Country Rank que disponibiliza indicadores de mais de 30 mil revistas científicas de 239 países contidas no banco de dados Scopus (Elsevier ). Só em 2017 foram escritos e publicados mais de 3,5 milhões de artigos na base Scopus. Brasil contribui com cerca de 2% desse total. A média de autocitação mundial é de aproximadamente 38%. No Brasil à autocitação em 2017 foi cerca de 32%.

Autocitação excessiva pode estar relacionada com efeitos do isolamento científico. Mundialmente esse fenômeno tem sido chamado de insularidade científica (scientific insularity). Ocorre quando boa parte das citações recebidas é feita por pesquisadores do próprio país. Pesquisas voltadas para temas localizados ao invés de uma visão de ciência multidisciplinar e ampla, até falhas no ensino das práticas metodológicas em universidades, são algumas das causas do scientific insularity .

E você, sabe como andam as revistas brasileiras? Veja abaixo o ranking de revistas nacionais em diferentes áreas:

Agricultura e Ciências Biológicas

Bioquímica, Genética e Biologia molecular

Química

Imunologia e Microbiologia

Medicina

Enfermagem

Vídeo

Suporte especializado para professores, pesquisadores, empresários e alunos (graduação e pós-graduação)

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato para oferecer as melhores soluções para você ou sua instituição